Exclusão, assimilação e inclusão de alunos com deficiência intelectual em sala de aula da educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p845-864

Resumo

As relações sociais vividas por alunos com deficiência intelectual passam por situações de exclusão, assimilação e inclusão. Essas situações, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), são o tema deste artigo. A pesquisa analisa episódios de uma aula, ocorrida em uma turma da segunda etapa da EJA, a qual possibilitou analisar episódios de interações entre três alunos com deficiência intelectual, duas professoras e os demais alunos. O objetivo é descrever e compreender situações de exclusão, de assimilação e de inclusão em uma turma da EJA. Trata-se de uma análise interpretativa dos episódios de sala de aula, as quais revelam que a despeito do acesso à escola, esses alunos, muitas vezes são apenas tolerados e assimilados em sua participação no processo de ensino e aprendizagem. Nos episódios é possível identificar, ainda, comportamentos de desqualificação e intolerância para com esses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Anchieta de Oliveira Bentes, UEPA

Pós-doutorado em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutor  em Educação Especial, UFSCAR.  Mestre em Letras – Linguística, UFPA.  Especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português, UFPA. Graduação em Letras, UFPA. Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia.

Mônica de Nazaré Carvalho, UEPA

Mestra em Educação pelo Programa de pós graduação em Educação, PPGED/UEPA. Especialista em Atendimento Educacional Especializado, UFCE. Especialista em Educação Inclusiva, IPIRANGA.

Publicado

10-12-2019

Como Citar

BENTES, José Anchieta de Oliveira; CARVALHO, Mônica de Nazaré. Exclusão, assimilação e inclusão de alunos com deficiência intelectual em sala de aula da educação de jovens e adultos. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n3p845-864. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3348. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda