John Locke e a educação

apontamentos acerca das contradições explícitas em uma perspectiva naturalizadora de desigualdades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p819-841

Palavras-chave:

Pressupostos liberais, John Locke, Educação.

Resumo

Este artigo se propõe, a partir de uma abordagem materialista-dialética, a analisar as condições históricas que possibilitaram o desenvolvimento dos pressupostos liberais no contexto da modernidade e discuti-los enquanto ideologia, que se tornou a hegemônica defensora da primazia dos direitos naturais do homem burguês moderno, considerando-se, principalmente, os enunciados teóricos de John Locke (1632-1704). A partir das análises realizadas, percebe-se que, em última instância, este legado teórico tem como cerne a defesa dos direitos naturais, essencialmente, da liberdade, da igualdade e, da propriedade. Busca-se, então problematizar as implicações desse pensamento para educação no bojo das transformações históricas, já que, ao homem burguês moderno caberia uma educação voltada para coordenar a nova sociedade capitalista que se forjava, qual seria então aquela destinada ao trabalhador livre assalariado, nascente juntamente com a burguesia em ascensão?

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Biografia do Autor

Crislaine Aparecida Pita, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá e acadêmica do Mestrado em Educação pela mesma Universidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos Históricos da Educação - GEPFHE UEM/CNPq.

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos Históricos da Educação- GEPFHE UEM/CNPq

Ana Paula Aires Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Mestre pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupode Estudos e Pesquisas em Fundamentos Históricos da Educação - GEPFHE UEM/CNPq.

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Publicado

05-11-2021

Como Citar

PITA, Crislaine Aparecida; GOMES, Marco Antônio de Oliveira; RODRIGUES, Ana Paula Aires. John Locke e a educação: apontamentos acerca das contradições explícitas em uma perspectiva naturalizadora de desigualdades. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 819–841, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p819-841. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3890. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda