O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A titulação mínima exigida para publicar neste periódico é doutorando ou mestrando em coautoria com seu orientador.
  • O número do ORCID está informado no perfil do autor e dos co-autores quando houver, e no documento word.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Word, segue as normas da ABNT e está dentro do Template disponível em "Diretrizes para Autores", na página da revista.
  • As imagens estão em alta resolução (300 dpi - .jpg ou .tif) com largura mínima de 10 cm (altura proporcional).
  • O artigo contém Título, Resumo e Palavras-chave no idioma original do artigo e no idioma inglês.
  • As Referências apresentam apenas autores e obras citados no artigo.
  • As imagens reproduzidas no artigo são liberadas para reprodução por seus autores e/ou herdeiros (anexar documento que comprove). A responsabilidade por danos que porventura sejam causados pela ausência dessa providência é exclusiva do autor.
  • Concordo que os direitos autorais referentes ao artigo submetido, é de propriedade exclusiva da Universidade de Sorocaba, sendo possível sua reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Estudos Universitários.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de originais

 

Os trabalhos deverão ser redigidos em português ou em outro idioma, devendo vir acompanhados de título, resumo e palavras-chave, no idioma do texto e em inglês. Os autores devem informar, no final do trabalho, a qual instituição está vinculado, – nome da instituição por extenso – sigla da instituição – cidade – sigla do estado – país – e-mail.

Exemplo: Universidade de Sorocaba - Uniso. Sorocaba | SP | Brasil. E-mail: reu@uniso.br

Observação: os originais enviados sem esses dados, inclusive e-mails, serão descartados.

Apresentação. O texto deve ser redigido em Word, corpo 12, fonte Verdana, espaçamento 1,0, página A4, justificado e os parágrafos com entrada de 1,25 cm. Os artigos devem ter entre 35 mil e 50 mil caracteres (com espaço); as resenhas até 6.000 caracteres (com espaço); dissertações e teses (em forma de resumo expandido, com quatro itens (sem numeração): introdução, objetivos, metodologia e resultados, perfazendo não mais que 4000 caracteres (com espaço).

Estrutura: Obedecer à seguinte sequência: título; nome(s) do(s) autor(es) seguido(s) de nota de rodapé conforme indicação acima; resumo (entre 800 e 1000 caracteres com espaço); cinco palavras-chave; texto; título em inglês; abstract e keywords; referências (somente obras citadas no texto).

Título do artigo em português – Verdana (não usar caixa alta), negrito, corpo 14, alinhado à direita.

Resumo: A palavra “Resumo” deve estar grafada em Verdana (como no texto), negrito, corpo 12, espaço simples (1.0).

O texto deve apresentar ao leitor o problema de pesquisa, os objetivos, a metodologia, a relevância do estudo e apresentar os resultados obtidos. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, com extensão de 800 a 1.000 caracteres (com espaço). O texto do resumo de ser grafado em Verdana, corpo 10, espaço simples de 1.0, justificado.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5. (Observe que entre cada palavra há um ponto. A REU utiliza cinco palavras-chave que devem identificar o conteúdo do texto o mais precisamente possível).

Título do artigo em inglês - Verdana, negrito, corpo 12, centralizado

Abstract: A palavra “Abstract” deve estar grafada em Verbana, negrito, corpo 12, espaço simples (1.0), alinhado à esquerda. O texto do abstract deve ser exatamente o mesmo do resumo, com a extensão de 800 a 1.000 caracteres (com espaço). O texto do ABSTRACT deve ser grafado em Verdana, corpo 12, espaço simples de 1.0, justificado.

Keywords: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5.

Importante:

  1. Qualquer menção ou citação de autor ou obra no corpo do texto, remetendo às referências, deve aparecer com o ano de publicação e a página, inclusive as epígrafes.
  2. Usar itálico para palavras em língua estrangeira. Títulos de obras devem aparecer em com letra maiúscula apenas no início da primeira palavra (Exemplo: Caminhos da semiótica literária), e capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.
  3. A palavra Introdução e os Intertítulos devem ser grafados com Fonte Verdana, negrito, corpo 12, alinhado à esquerda. Não numerar os itens de intertítulos (caso sejam necessários).

Referências

1 Sobre a organização

1.1 Devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do primeiro autor e seguir a ABNT;

1.2 A palavra Referências deve ser grafada em Fonte Verdana, negrito, corpo 12, alinhada à esquerda, sem numeração.

1.3 As referências do texto devem estar em Verdana, corpo 12, espaço simples, com espaço antes do parágrafo de 6 pontos, alinhadas à esquerda. O título da obra deve ser grafado em negrito, conforme os exemplos a seguir:

2 Exemplos

2.1 Livro

DEBORD, GUY. A sociedade do espetáculo – comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

2.2 Artigo em revista

BARROS, Laan Mendes de e VELOSO NETO, Solon Barbosa. Claros e escuros: violências na sociedade midiatizada brasileira. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 42, n. 2, p. 299 – 316, dez. 2016.

Observação: Depois de v., n. e p. deve ser dado um espaço em branco.

2.3 Artigo disponível na internet

KELLNER, Douglas. O apocalipse social no cinema contemporâneo de Hollywood. Matrizes, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 13-28, jan/abr. 2016. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/119525>. Acesso em: 18 dez. 2016.

Observação: Os meses do ano, na língua portuguesa, são substantivos comuns, portanto, grafados em letra minúscula

2.4 Teses e dissertações

OLIVEIRA, Felipe Parra Alves de. Comunicação contemporânea, cultura digital e práticas socioculturais: relações entre usuário-interator e tecnologia QR Code. 2016. 123 f. Dissertação. Mestrado em Comunicação e Cultura. Orientador: Prof. Dr. Wilton Garcia sobrinho. Universidade de Sorocaba, Uniso, Sorocaba, 2016.

2.5 Textos em Anais de eventos

SILVA, Mirian Cristina Carlos e SANTOS, Tarcyanie Cajueiro. Peregrinar para narrar: uma leitura de narrativas sobre o Caminho de Santiago de Compostela. In: Anais do XXIV Encontro Anual da Compós. Brasília: UCB, 2015. p. 1-14

2.6 Textos publicados em jornais (assinados)

GALHARDO, Ricardo. Temer faz agrado a Dória por reforma da Previdência. O Estado de São Paulo, São Paulo, 8 ago. 2017. Política, p. A 4.

2.7 Textos publicados em jornais (não assinados)

MERCOSUL pune Maduro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 8 de agosto 2017. Editorial, p. A3.

2.8 Textos publicados em revistas jornalísticas (assinados e não assinados)

A FEBRE paralisante. Veja. São Paulo: Editora Abril, edição nº 870, 1985.

Quando o autor estiver identificado, basta usar o mesmo padrão, substituindo a entrada da referência pelo sobrenome de quem assina do texto.

2.9 Textos jornalísticos on-line (assinados e não assinados)

MENDONÇA, Heloísa. Concessões de Temer para se salvar detonam ajuste fiscal de Meirelles. El País Brasil. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/25/politica/1501018235_950795.html >. Acesso em: 8 ago. 2017.

CONCESSÕES de Temer para se salvar detonam ajuste fiscal de Meirelles. El País Brasil. Disponível em:< https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/25/politica/1501018235_950795.html>. Acesso em: 10 jan. 2017.

3 Citações

3.1 Citação direta com até três linhas

As referências de autores, no corpo do texto, devem aparecer somente conforme segue:

Sobrenome do autor, ano, número da página da publicação. As palavras do autor devem vir entre aspas e com referência ao autor das seguintes maneiras: (Sobrenome do autor com letras maiúsculas – CAIXA ALTA, ano, p. xx), no final da citação e Sobrenome do autor com a primeira letra maiúscula (ano, p. xx), no corpo do texto.

Exemplos:

É próprio da imagem-movimento cinematográfica “extrair de veículos ou dos corpos móveis o movimento que é sua substância comum, ou extrair dos movimentos a mobilidade que é sua essência” (DELEUZE, 2009, p. 44).

Ou

No filme de época, segundo Deleuze (2009, p. 243), “[...] o traje, o vestuário e até mesmo os tecidos funcionam como comportamentos ou habitus e são indícios de uma situação que revelam”.

Observação: Ao omitir parte de citação direta, use o colchete com três pontos dentro dele. Se o número da página for formado por um só digito, não inserir zero à esquerda.

3.2 Citação Direta destacada do corpo do texto (com mais de três linhas)

Utilize fonte Verdana, corpo 10, entrelinha simples (1.0), justificado, com recuo de parágrafo, à esquerda, de 4cm. No caso de citações de textos digitais e entrevistas não é necessário aparecer número de página, exceto quando o original tiver número de página. Observe que o ponto final é colocado após o parêntese contendo as informações da origem da fonte.

Exemplos:

Um segundo aspecto comum ao jornalismo e à etnografia é a utilização de ‘informantes’ para interpretar o que é apreendido em campo. Como um ator externo, jornalista e antropólogo podem cometer equívocos na hora de inferir valores ou de julgar determinadas situações. Por isso, é importante encontrar um reforço interpretativo entre os indivíduos partícipes das dinâmicas observadas. O repórter precisa de alguém que possa apresentar os detalhes das ocorrências sobre as quais vai tratar. E o etnógrafo, que conta com o auxílio de um ‘guia’, terá mais condições de apreender os significados que lhe escapam. (ROVIDA, 2015, p. 87).

Ou

A percepção não só retém ou reflete o que nos interessa como também não deixa passar o que, num primeiro momento, nos parecia indiferente. A importância disto é enfatizada por Deleuze (2009, p. 106-107):

Há forçosamente uma parte de movimentos exteriores que ‘absorvemos’, que refratamos, e que não se transformam nem em objetos de percepção nem em atos do sujeito; em vez disso eles vão marcar a coincidência do sujeito e do objeto numa qualidade pura. É esse o último avatar da imagem-movimento: a imagem-afeção. Seria um erro considerá-lo como uma falha do sistema percepção-ação. Pelo contrário, é um terceiro dado absolutamente necessário 

3.3 Citação indireta

         Para citações indiretas usar somente sobrenome do autor, com a primeira letra maiúscula e no corpo do texto, separado por vírgula do ano de publicação. Não inserir sobrenome do autor, em caixa alta, e ano da publicação, no final do parágrafo.

 Exemplo:

Uma das tendências do pensamento comunicacional, segundo Miège (2000), constituiu-se em torno do método estrutural e suas aplicações linguísticas. O método estrutural - assim como o pensamento que lhe dá continuidade, o estruturalismo – teve um impacto profundo e duradouro sobre o pensamento comunicacional -, especialmente na análise estrutural das narrativas e das mensagens visuais e também na automatização da informação.

4 Notas

Notas numeradas (em algarismos ordinais) devem aparecer no final de cada página (notas de rodapé e/ou de pé de página). Corpo 10, Verdana. As notas de rodapé devem ser usadas apenas para comentários, esclarecimentos e traduções. Elas não devem ser usadas para referências bibliográficas de qualquer espécie.

5 Gráficos, quadros, tabelas, imagens

 As imagens, tabelas e quadros devem constar no corpo do texto, além de encaminhados como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista, em formato JPG com resolução de 300 dpi, com largura mínima de 10cm (altura proporcional).

Devem ter um número em algarismo arábico, sequencial, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte. Recomenda-se examinar os números da Revista de Estudos Universitários – REU, disponíveis on line

Observação: a desconsideração das normas implicará a não-publicação do artigo.

6 Declaração de Direito Autoral

Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista de Estudos Universitários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial.

7 Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.