Competência midiática e cidadania digital:

reflexões teórico-metodológicas

  • Lyana Virgínia Thédiga de Miranda Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte/ UFSC
  • Luiza Monica Assis da Silva Universidade Católica de Brasília

Resumo

Neste artigo propomos uma reflexão sobre o processo mídia-educativo e o seu potencial como promotor da cidadania digital, tendo como perspectiva as características socioculturais da sociedade contemporânea. O artigo primeiro traça um panorama da mídia-educação, seus desafios e potencialidade no âmbito da cultura digital; após, apresenta o conceito de competência midiática e sua relação com o desenvolvimento da cidadania digital e, por fim, apresenta algumas considerações para a aplicação da perspectiva mídia-educativa no interesse de pesquisa ação em andamento em uma comunidade da periferia de Brasília. Buscamos, com essa revisão, contribuir com a criação de um quadro teórico-metodológico que embase outras pesquisas situadas na interface comunicação-educação.

Publicado
Dez 6, 2017
Como Citar
THÉDIGA DE MIRANDA, Lyana Virgínia; SILVA, Luiza Monica Assis da. Competência midiática e cidadania digital:. REU - Revista de Estudos Universitários, [S.l.], v. 43, n. 2, p. 309-326, dez. 2017. ISSN 2177-5788. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/3127>. Acesso em: 23 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22484/2177-5788.2017v43n2p309-326.