Competência midiática e cidadania digital:

reflexões teórico-metodológicas

Autores

  • Lyana Virgínia Thédiga de Miranda Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte/ UFSC
  • Luiza Monica Assis da Silva Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2017v43n2p309-326

Resumo

Neste artigo propomos uma reflexão sobre o processo mídia-educativo e o seu potencial como promotor da cidadania digital, tendo como perspectiva as características socioculturais da sociedade contemporânea. O artigo primeiro traça um panorama da mídia-educação, seus desafios e potencialidade no âmbito da cultura digital; após, apresenta o conceito de competência midiática e sua relação com o desenvolvimento da cidadania digital e, por fim, apresenta algumas considerações para a aplicação da perspectiva mídia-educativa no interesse de pesquisa ação em andamento em uma comunidade da periferia de Brasília. Buscamos, com essa revisão, contribuir com a criação de um quadro teórico-metodológico que embase outras pesquisas situadas na interface comunicação-educação.

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

THÉDIGA DE MIRANDA, Lyana Virgínia; SILVA, Luiza Monica Assis da. Competência midiática e cidadania digital:: reflexões teórico-metodológicas. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 43, n. 2, 2017. DOI: 10.22484/2177-5788.2017v43n2p309-326. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3127. Acesso em: 3 nov. 2024.