Comunicação e Educação:

fenômeno comunicacional

  • Eliany Salvatierra Machado Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Comunicação e Educação. Fenômeno Comunicacional. Dialogo. Relação. Alteridade.

Resumo

O campo emergente, Comunicação e Educação, trabalha na formação crítica e ativa dos meios, na mediação tecnológica, auxiliando o uso das novas tecnologias em processos educativos (educandos e educadores) e na gestão dos processos comunicativos, que são espaços por onde a comunicação percorre. Na Escola encontramos projetos que trabalham com o jornal mural, o rádio no pátio e a televisão em circuito interno. Observando os projetos desenvolvidos no campo percebemos que o conceito de comunicação é associado ao uso dos meios (jornal, rádio, TV e internet), a comunicação está mediada ou interligada por aparelhos, por meios. Porém, quando pensamos a Comunicação na Educação, nos referimos a comunicação entre educador e educando. A questão ora apresentada é sobre o fenômeno comunicacional. Refletimos, no presente, texto a Comunicação na Educação. O objetivo da reflexão é como a comunicação contribui nos processos educativos e formativos, no espaço escolar e não escolar, como ONGs. Para isso, realizamos uma pesquisa teórica. Revisitamos teóricos e procuramos compreender o fenômeno comunicacional.

Referências

BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. Tradução: Marta Ekstein de Souza Queiros e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 2007.
____________________. Eu e Tu. Tradução: Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001.
MARCONDES FILHO, Ciro (Coord. Geral). Pensar - Pulsar: Cultura comunicacional, tecnologias, velocidade. São Paulo: NTC, 1996.
____________________. O espelho e a máscara: o enigma da comunicação no caminho do meio. São Paulo, Ijuí: Discurso editorial; Unijuí, 2002.
_____________________. O escavador de silêncios: formas de construir e de desconstruir. São Paulo: Paulus, 2004.
_____________________. Princípio da Razão Durante: O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica. São Paulo: Paulus, 2010.
BOWM, David. Diálogo: comunicação e rede de convivência. Tradução: Humberto Mariotti. São Paulo: Palas Athena, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
____________. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
____________. Educação e mudança. Tradução: Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979
Publicado
2017-12-06
Como Citar
MACHADO, E. Comunicação e Educação:. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 43, n. 2, p. 337-349, 6 dez. 2017.

Fatal error: Call to undefined method TemplateManager::getTemplateVars() in /var/www/periodicos/ojs/plugins/generic/recommendBySimilarity/RecommendBySimilarityPlugin.inc.php on line 65