Comunicação e Educação:

fenômeno comunicacional

Autores

  • Eliany Salvatierra Machado Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2017v43n2p337-349

Resumo

O campo emergente, Comunicação e Educação, trabalha na formação crítica e ativa dos meios, na mediação tecnológica, auxiliando o uso das novas tecnologias em processos educativos (educandos e educadores) e na gestão dos processos comunicativos, que são espaços por onde a comunicação percorre. Na Escola encontramos projetos que trabalham com o jornal mural, o rádio no pátio e a televisão em circuito interno. Observando os projetos desenvolvidos no campo percebemos que o conceito de comunicação é associado ao uso dos meios (jornal, rádio, TV e internet), a comunicação está mediada ou interligada por aparelhos, por meios. Porém, quando pensamos a Comunicação na Educação, nos referimos a comunicação entre educador e educando. A questão ora apresentada é sobre o fenômeno comunicacional. Refletimos, no presente, texto a Comunicação na Educação. O objetivo da reflexão é como a comunicação contribui nos processos educativos e formativos, no espaço escolar e não escolar, como ONGs. Para isso, realizamos uma pesquisa teórica. Revisitamos teóricos e procuramos compreender o fenômeno comunicacional.

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

MACHADO, Eliany Salvatierra. Comunicação e Educação:: fenômeno comunicacional. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 43, n. 2, 2017. DOI: 10.22484/2177-5788.2017v43n2p337-349. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3128. Acesso em: 29 mar. 2024.