A produção audiovisual na Educação Básica

implicações e atravessamentos

  • Eliany Salvatierra Machado Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Cinema e Educação. Audiovisual educativo. Educador audiovisual. Educação Básica. Artes - Cinema.

Resumo

O presente texto visa apresentar reflexões sobre o processo de produção do audiovisual na Educação Básica, a partir do subprojeto “Arte – Cinema Licenciatura” do programa PIBID. A questão que norteia o trabalho é o quê e como ensinar audiovisual na Educação Básica no componente curricular Artes, ou seja, como uma área autônoma, separada das Artes Visuais, venha a responder pela existência de um novo profissional na escola. Já na formulação da proposta do subprojeto, tomamos como hipótese o conjunto de saberes e processos de significação e produção, que são mediados no ensino do audiovisual pelo educador audiovisual. Diante disso, há um conjunto de saberes que o educador audiovisual deve articular.  O presente texto está organizado em quatro subitens: o primeiro diz respeito a educação básica e a produção audiovisual; o segundo, aos princípios da produção audiovisual educativa; o terceiro aos processos de produção educativa e, o quarto, aos atravessamentos.

Publicado
2018-08-28
Como Citar
MACHADO, E. A produção audiovisual na Educação Básica. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 44, n. 1, p. 53-68, 28 ago. 2018.