Cinema e educação em plano sequência

mapeamento das experiências educomunicativas com linguagem audiovisual apresentadas no Intercom entre 2011 e 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2018v44n1p09-28

Resumo

O presente trabalho realiza um mapeamento de experiências educomunicativas na  linguagem audiovisual com base na análise de artigos apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação entre os anos de 2011 e 2015. O estudo sobre a natureza do trabalho, o local onde ocorreu a intervenção, seus objetivos e metodologias adotadas aponta para a importância da pesquisa e da extensão no fortalecimento do campo da Comunicação/Educação; a contribuição das práticas realizadas na ressignificação do espaço escolar e desenvolvimento da cidadania; o objetivo comum de fortalecer o potencial comunicativo dos sujeitos participantes; o crescente papel das redes sociais e da cultura participativa para a produção e circulação de narrativas audiovisuais. A apropriação da linguagem e dos recursos audiovisuais para a criação de um discurso próprio nos remete à completude da experiência estética, da interação entre partes envolvidas na produção (poética) e fruição (estética) de produtos midiáticos ou artísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ferreira Lopes, Universidade do Norte do Paraná

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual “Julio de Mesquista Filho”, Unesp, Bauru, com período de Doutorado Sanduíche na Universidad de Guadalajara, México. Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, e Especialista em Comunicação Popular e Comunitária pela mesma instituição. Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa, UFV. É bolsista Capes e professor bolsista dos cursos de Rádio e TV e Relações `´Públicas da Unesp Bauru. Contato: flopes.mariana@gmail.com

Laan Mendes de Barros, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Docente da Faculdades de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (FAAC/UNESP). Pós-doutor na Université Stendhal - Grenoble 3 e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenador do Grupo de Pesquisa MidiAisthesis - Cultura Midiatizada e Experiência Estética. 

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

LOPES, Mariana Ferreira; MENDES DE BARROS, Laan. Cinema e educação em plano sequência: mapeamento das experiências educomunicativas com linguagem audiovisual apresentadas no Intercom entre 2011 e 2015. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 44, n. 1, 2018. DOI: 10.22484/2177-5788.2018v44n1p09-28. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3294. Acesso em: 19 abr. 2024.