A Técnica Delfos na Construção Curricular

Autores

  • Antônio Carlos Bramante Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Desde que foi concebida há quase 40 anos, a técnica de Delfos atravessou diferentes fases, do sigilo e da obscuridade, ao uso amplo e à estabilidade. A ideia de reunir um grupo de especialistas para, primeiro, prognosticar eventos e, depois, fixar questões complexas, tornou-se popular em alguns campos, particularmente em educação. A geração sistemática de opiniões por especialistas, intercalada com o “feedback do grupo através de um certo número de etapas, tem sido considerada como um método eficiente para se obter informações sobre questões educacionais, inclusive desenvolvimento de currículo. A maior parte dos estudos exploratórios que aplicam a técnica de Delfos tem abrangido elementos selecionados de desenvolvimento curricular tais como definição de valores, metas e objetivos, e conteúdos necessários em áreas específicas de conhecimento. Muitas investigações associam a estrutura do tempo a estes estudos para projetar o período dentro do qual os especialistas acreditam que seus prognósticos provavelmente ocorrerão. Embora haja poucos estudos abordando o desenvolvimento de currículos de recreação e de parques, há literatura que apresenta algumas pesquisas realizadas em campos afins. 

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Publicado

05-02-2021

Como Citar

BRAMANTE , Antônio Carlos. A Técnica Delfos na Construção Curricular . Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4195. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos