Educação ambiental

uma experiência em relação à formação escolar sobre o subtema resíduos sólidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p939-955

Palavras-chave:

Meio ambiente, Tema transversal, Resíduos sólidos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções e hábitos dos estudantes, bem como, verificar as práticas educacionais abordadas por todos os sujeitos que compõe uma escola pública, sobre o subtema resíduos sólidos. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa-ação. Em um primeiro momento os alunos responderam a um questionário, os dados obtidos foram analisados e após a observação das dificuldades em relação ao conhecimento sobre resíduos sólidos, foi elaborado e executado uma palestra para a construção de um conhecimento, mudanças de hábitos e o enfrentamento da realidade escolar. Ao final os alunos refletiram sobre uma possível problemática no âmbito escolar relacionado ao subtema resíduos sólidos. As análises dos dados obtidos refletem que a maioria dos alunos possui conhecimentos e hábitos errôneos, bem como há a falta de abordagens e práticas educacionais sobre o tema Meio Ambiente e o subtema resíduos sólidos.

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Biografia do Autor

  • Mariane Gama Nabiça, Universidade Federal do Pará

    Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Pará, especialização em Educação Ambiental e sustentabilidade e mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência em educação ambiental, ensino de Química e na área de Química Analítica, com ênfase em técnicas espectroanalíticas, atuando principalmente nas seguintes técnicas: preparo de amostras, ICP OES e MIP OES.

  • Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido - pelo Núcleo de Altos Estudos Amazonicos. NAEA. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA - UFPA (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. É Professora Associada I do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.NAEA - UFPA, onde coordena e é Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente - GEAM. É professora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido.PPGDSTU.NAEA/UFPA, e do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais - PROFCIAMB.UFPA.

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Publicado

23-12-2020

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

Educação ambiental: uma experiência em relação à formação escolar sobre o subtema resíduos sólidos . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 939–955, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n3p939-955. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3721. Acesso em: 13 dez. 2025.