Ensino e aprendizagem

uma relação de amor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3887

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, amor.

Resumo

Como professor de disciplinas relacionadas à didática e ao ensino em curso de licenciatura, considero o problema da aprendizagem um desafio constante. Diante de tantas teorias relativas ao ensino e aprendizagem, a pergunta que se coloca é sobre o lugar do amor nesse processo. O objetivo deste texto é isto: relacionar ensino e aprendizagem mostrando o significado do amor entre quem ensina e quem aprende. Para isso, a trilha seguida resulta de uma revisão bibliográfica sobre aspectos didáticos e neurocientíficos que estabelecem a ligação entre corpo, emoção e cérebro. Sobre o amor, em especial, a referência é o filósofo Max Scheler. Compreende-se que o ato de ensinar é uma arte de um saber fazer que não é mera técnica, envolve, ao contrário disso, uma ação ampla, filosófica e política. O aprender resulta de uma complexidade entre a relação corpo e cérebro cujos indutores não são somente externos como os sentidos, mas também internos como as sinapses neurais. A atração pelo saber se dá pelo amor, sendo o professor “modelo”.

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Biografia do Autor

Almiro Schulz, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Efetivo Universidade Federal de Goiás - UFG. Atua na Faculdade de Filosofia e no Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (Cepae).

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Publicado

05-08-2022

Como Citar

SCHULZ, Almiro. Ensino e aprendizagem: uma relação de amor. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022004, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id3887. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3887. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação e Sensibilidade