Ensino e aprendizagem
uma relação de amor
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3887Palavras-chave:
ensino, aprendizagem, amor.Resumo
Como professor de disciplinas relacionadas à didática e ao ensino em curso de licenciatura, considero o problema da aprendizagem um desafio constante. Diante de tantas teorias relativas ao ensino e aprendizagem, a pergunta que se coloca é sobre o lugar do amor nesse processo. O objetivo deste texto é isto: relacionar ensino e aprendizagem mostrando o significado do amor entre quem ensina e quem aprende. Para isso, a trilha seguida resulta de uma revisão bibliográfica sobre aspectos didáticos e neurocientíficos que estabelecem a ligação entre corpo, emoção e cérebro. Sobre o amor, em especial, a referência é o filósofo Max Scheler. Compreende-se que o ato de ensinar é uma arte de um saber fazer que não é mera técnica, envolve, ao contrário disso, uma ação ampla, filosófica e política. O aprender resulta de uma complexidade entre a relação corpo e cérebro cujos indutores não são somente externos como os sentidos, mas também internos como as sinapses neurais. A atração pelo saber se dá pelo amor, sendo o professor “modelo”.
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