Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
APC - Taxa de Processamento do Artigo
Arquivamento
Foco e Escopo
Normas Éticas
Políticas de seção
Política Contra Plágio
Política de Acesso Aberto
Política de Privacidade
Processo de Avaliação
Política de Retratação
Contato
Atual
Arquivos
Submissões
Template
Artigos
Dossiê
Declaração de Direito Autoral
Notícias
Portal de Periódicos
Estatísticas
Google Acadêmico
Fluxo Editorial
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 (2022): Publicação Contínua
v. 24 (2022): Publicação Contínua
Publicado:
05-08-2022
Dossiê - Educação e Sensibilidade
Apresentação Dossiê Temático
Valéria Oliveira de Vasconcelos
e022022
PDF
Os nós da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4001
Silvia Sell Duarte Pillotto, Antonio Marcio do Amaral, Ernesto Jacob Keim
e022010
PDF
A busca pelo caminho do amar
o SER e o FAZER na docência
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3939
Maria Aparecida Nunes Azzolin, Valdo Hermes de Lima Barcelos
e022006
PDF
Ensino e aprendizagem
uma relação de amor
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3887
Almiro Schulz
e022004
PDF
Entre a cura e o curativo cotidiano
uma análise discursiva Foucaultiana sobre a docência em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4011
Larissa Vinhas Timóteo, Carlos Roberto da Silveira
e022012
PDF
Uma pedagogia do cuidado
a experiência do guia das escolas cristãs (1721)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3712
Clóvis Trezzi, Moyses Romero Borges Oliveira
e022001
PDF
Artigos de Demanda
Didática da religião
a experiência no Colégio Santa Isabel de Hungria
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4189
Jaime Caiceo Escudero, Alicia Allendes Vizcarra
e022030
PDF (Español (España))
O ensino de Psicologia Educacional nas licenciaturas
um estudo sobre as concepções teórico-metodológicas dos professores formadores
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4167
Nadiane Maria da Silva Tibúrcio, Cynara Teixeira Ribeiro
e022035
PDF
Mobilização escolar familiar em meios populares
o (des)interesse como mito
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4088
Adalberto Carvalho Ribeiro, Magnólia Santos Cirilo
e022029
PDF
O letramento como temática na formação docente
o que dizem os professores alfabetizadores
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4087
Rosana Mara Koerner, Marcia Nagel Cristofolini
e022028
PDF
Práticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4083
Danilo Vasconcelos de Morais, Nair Aparecida Rodrigues Pires
e022027
PDF
Os feminismos e suas contribuições para a compreensão do protagonismo das crianças
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4073
Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza, Flavio Santiago, Rosane Michelli de Castro
e022026
PDF
Desmistificação do atendimento educacional especializado da escola comum
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4063
Wellyna Gonçalves Jucá, Cecília Rosa Lacerda
e022025
PDF
Olhar dos professores sobre o corpo do aluno com deficiência na perspectiva da Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4039
Elenice de Sousa Pereira, Natália Reis Gomes, Soraya Dayanna Guimarães Santos
e022024
PDF
Práticas educativas voltadas ao letramento científico
mapeamento da utilização do jornalismo de CT&I como material didático numa universidade comunitária de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4916
Guilherme Augusto Caruso Profeta
e022031
PDF
Mapa conceitual enquanto diagrama na perspectiva da semiótica peirceana
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4924
Maria Ogécia Drigo
e022032
PDF
Educação das mulheres na cidade de Ponta Grossa-PR na Primeira República
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3516
Loraine Lopes de Oliveira, Vera Lucia Martiniak
e022023
PDF
Reflexões sobre o ato responsável nas narrativas de estágio curricular na formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3833
Adriana Varani, Antonio Marcelo Campos
e022002
PDF
(in)Ventar a docência
brotos de autonomia
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3850
Sheila Hempkemeyer
e022003
PDF
A metodologia e os objetivos do Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização em Docência no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3935
Jeniffer Paes Higa Bahia , Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos, Vanir Garcia
e022005
PDF
O direito à educação básica pública com padrão mínimo de qualidade
dos avanços conceituais e legais aos desafios reais em tempos de ajuste fiscal
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3963
Nerivaldo Lopes de Oliveira, Fabrício Aarão Freire Carvalho
e022007
PDF
Experiências e comunicações fenomenológicas de camponeses e camponesas
aprendizagens constituídas entre território e linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3967
Cristiano Apolucena Cabral, Luiz Augusto Passos
e022008
PDF
Análise do perfil e das condições de trabalho dos professores de Educação Especial de Jacobina – BA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3987
Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
e022009
PDF
Accountability e gestão pública na Educação
perspectivas gerencial e democrática
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4010
Claudius Vinicius Souza Oliveira, Rosilene Lagares, Maria José de Pinho
e022011
PDF
Participação estudantil e pertencimento escolar
caminho para o fortalecimento da escola pública
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4031
Daiane Scopel Boff, Manola Bianchi
e022013
PDF
Concepções de professores de Ensino Médio sobre práticas educativas no contexto das redes sociais virtuais
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4072
Douglas Pereira da Costa, Luciana Silva Dias, Maria das Dôres de Sousa
e022014
PDF
O processo de inclusão de alunos com deficiência visual e surdez no curso de licenciatura em Educação Física
um processo híbrido e in/tenso
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4188
José Licínio Backes, Vera Licia de Souza Baruki
e022015
PDF
Processos de seleção para acesso à profissão docente na Espanha
revisão crítica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4801
Héctor Monarca, Lucía Sánchez-Urán Díaz
e022016
PDF (Español (España))
Competência e educação
equívoco ou necessidade?
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4914
Cristiane Bevilaqua Mota, Patrícia Machado Sampaio da Silva, Maria Alzira de Almeida Pimenta
e022017
PDF
Resenhas
Educação 4.0
o mundo, a escola e o aluno na década 2020-2030
Fernando Silveira Melo Plentz Miranda
e022033
PDF
Portfólio
pra que te quero?
Aléxia Roche
e022034
PDF
Teoria das competências
construção e desconstrução do discurso na formação de professores
Cristiane Bevilaqua Mota
e022018
PDF
Educação profissional e neodesenvolvimentismo
políticas públicas e contradições
Marcelo Custódio Cardozo
e022019
PDF
Dissertação
Resumos das dissertações dos alunos de Mestrado em Educação 2021
e022020
PDF
Tese
Resumos das teses dos alunos de Doutorado em Educação 2021
e022021
PDF
Dossiê - Práticas pedagógicas cotidianas em currículos com o cinema, suas narrativas, imagens e sons: outros modos de ‘aprenderensinar’
Apresentação Dossiê Temático
Nilda Alves, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Andreia Teixeira Ramos
e022036
PDF
Conversas infinitas
o cinema em processos formativos
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4844
Leandro Belinaso , Alessandra Collaço da Silva
e022037
PDF
Práticas pedagógicas e redes educativas com educações ambientais e os usos do cinema, fotografias, sons e vídeos nos cotidianos escolares
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4845
Soler Gonzalez, Edilene Machado dos Santos
e022038
PDF
Processos curriculares e a ecologia de ‘saberesfazeres’ no filme Aprendiz de Mecânico
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4846
Marcelo Ferreira Machado, Noale Toja , Renata Rocha de Oliveira
e022039
PDF
Metamorfoses curriculares
o cinema como força inventiva de outros modos de aprenderensinar
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4847
Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni , Carlos Pereira de Melo
e022040
PDF
Desigualdade e mulheres indígenas em espaços educacionais
pedagogias em pesquisa social em Oaxaca, México
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4848
María Leticia Briseño Maas, Thalía Érika Bernabé Morales
e022041
PDF (Español (España))
‘Cineconversas’ para ‘verouvirsentirpensar’ o filme “Guri” nos cotidianos escolares
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4850
Nilda Alves, Andréia Teixeira Ramos
e022042
PDF
Dossiê - Educação em ciências e justiça social: interfaces com a formação docente e as práticas educativas
Apresentação Dossiê Temático
Geide Rosa Coelho
e022043
PDF
Alfabetização científica e popularização da ciência
contribuições e desafios à valorização da educação científica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4853
Michell Pedruzzi Mendes Araújo , Viviana Borges Corte , Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese
e022044
PDF
A construção de conhecimentos e formação de conceitos científicos nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4854
Sorai Vaz da Silva, Leonir Lorenzetti
e022045
PDF
Um estudo teoria ator-rede sobre a formação inicial de professores de ensino de ciências
uma mina de ouro e as possibilidades para uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4855
Ingriddy Nathaly Santos Moreira , Fábio Augusto Rodrigues e Silva
e022046
PDF
Ciência e tradição na formação de pesquisadores em Angola
discursos sobre a água
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4856
Danilo Seithi Kato, Adriana Santos Batista
e022047
PDF
Educação Científica Intercultural para justiça social
articulação de saberes tradicionais e acadêmicos na formação inicial de professores das Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4857
Elizabeth Detone Faustini Brasil, Gerda Margit Schütz Foerste, Patricia Silveira da Silva Trazzi
e022048
PDF
Conhecimento ancestral e conhecimento científico
necessidade de um diálogo de saberes na escola
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4858
Yovana Alexandra Grajales Fonseca, Edwin German García
e022049
PDF
Epistemologia Freireana e o ensino de Física
uma proposta didática para o estudo dos fluidos, a partir das contradições envolvidas na construção de uma barragem na bacia hidrográfica do rio “Itaúnas” no norte do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4859
Natiel da Silva Santos, Ernani Vassoler Rodrigues, Geide Rosa Coelho
e022050
PDF
Pareceristas
Pareceristas ad hoc jan./dez. 2022
e022051
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems