Educação Científica Intercultural para justiça social

articulação de saberes tradicionais e acadêmicos na formação inicial de professores das Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4857

Palavras-chave:

educação científica intercultural, justiça social, formação inicial.

Resumo

Neste texto discutimos a importância de problematizar a formação inicial de professores de Química que envolva a Educação Científica Intercultural nas licenciaturas das Ciências da Natureza. Para isso, defendemos que a perspectiva da Educação Científica Intercultural pode contribuir para problematizar racionalidades presentes nos cursos de formação inicial de professores acerca da natureza do conhecimento científico, visando contribuir para a justiça social. Como aporte metodológico, inspiramo-nos na pesquisa participante, utilizando como instrumentos de produção de dados, registros em diários de campo, rodas de conversa com audiogravações. Os resultados evidenciam que processos coletivos de investigação em aproximação com diferentes saberes promovem diálogos interculturais, os quais possibilitam o enfrentamento de visões equivocadas a respeito do pensamento científico. Concluímos reforçando a necessidade de inserção dos pressupostos teóricos da Educação Científica Intercultural na formação inicial de professores, como forma de potencializar um currículo culturalmente e socialmente orientado na formação inicial de professores de Ciências da Natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Detone Faustini Brasil, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, possui mestrado em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduação em Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Católica de Minas Gerais - Cel Fabriciano. Atualmente é professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Gerda Margit Schütz Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior Em Novo Hamburgo, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Siegen/ Alemanha. É professora aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado).

Patricia Silveira da Silva Trazzi, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Possui graduação em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação da UFES na linha de pesquisa Docência e Gestão de processos Educativos com ênfase na formação de professores de Ciências e Linguagem. É coordenadora de área do PIBID Biologia da UFES.

Referências

AIKENHEAD, Glen S. Science education for everyday life: evidence-based practice. Columbia University: Teachers College Press, 2006.

AIKENHEAD, Glen S. Educação científica para todos. Mangualde, Portugal: Edições Pedagogo, 2009.

AIKENHEAD, Glen S.; MICHELL, Herman. Bridging cultures: indigenous and scientific ways of knowing nature. Canada: Pearson, 2011.

ALMEIDA, Maria da Conceição. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Lais dos Santos Pinto. História da ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Do cientificismo ao diálogo intercultural na formação do professor e ensino de ciências. Revista Interacções, Santarém, Portugal, v. 10, n. 31, p. 28-53, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. (org.). Pesquisa participante: a partilha do saber. São Paulo: Ideias e Letras, 2006.

BRASIL, Elizabeth Detone Faustini. Educação científica intercultural: mediação de saberes tradicionais e acadêmicos na formação de professores. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

CACHAPUZ, Antonio et al. (orgs.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CHASSOT, Attico. Das disciplinas à indisciplina. Curitiba: Appris, 2016.

CUNHA, Manoela Carneiro da. Cultura com aspas: e outros ensaios. São Paulo: Ubu, 2017.

DIAS, Jaqueline Evangelista; LAUREANO, Lourdes Cardozo (org.). Farmacopeia popular do Cerrado. Goiás: Articulação Pacari (Associação Pacari), 2009.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção de saberes. In: FRANCHISCETTO, Gilsilene Passon Picorette (org.). Construção de ecologias de saberes e práticas: diálogos com Boaventura de Sousa Santos. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2019. p. 90-109.

MATTHEWS, Michael R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

PIMENTA; Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo, 2002.

OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Comunidades quilombolas no Estado do Espírito Santo: conflitos sociais, consciência étnica e patrimônio cultural. Ruris, Campinas, v. 5, n. 2, p. 141-171, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007a.

SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz dos. Ciência como cultura: paradigmas e implicações epistemológicas na educação científica escolar. Química Nova, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 530-537, 2009.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 474-550, 2007b.

Downloads

Publicado

05-12-2022

Como Citar

BRASIL, Elizabeth Detone Faustini; FOERSTE, Gerda Margit Schütz; TRAZZI, Patricia Silveira da Silva. Educação Científica Intercultural para justiça social: articulação de saberes tradicionais e acadêmicos na formação inicial de professores das Ciências da Natureza. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022048, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4857. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4857. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação em ciências e justiça social: interfaces com a formação docente e as práticas educativas