Educación Científica Intercultural para la justicia social

articulación de los conocimientos tradicionales y académicos en la formación inicial de los profesores de Ciencias Naturales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4857

Palabras clave:

educación en ciencias interculturales, justicia social, formación inicial.

Resumen

En este texto discutimos la importancia de problematizar la formación inicial de profesores de Química que involucra la Educación Científica Intercultural en las carreras de Ciencias Naturales. Para ello, defendemos que la perspectiva de la Educación Científica Intercultural puede contribuir a problematizar las racionalidades presentes en los cursos de formación inicial docente sobre la naturaleza del conocimiento científico, con el objetivo de contribuir a la justicia social. Como aporte metodológico, nos inspiramos en la investigación participante, utilizando como instrumentos de producción de datos, registros en diarios de campo, círculos de conversación con grabaciones de audio. Los resultados muestran que los procesos de investigación colectiva en estrecho contacto con diferentes tipos de conocimiento promueven diálogos interculturales, que permiten enfrentar conceptos erróneos sobre el pensamiento científico. Concluimos reforzando la necesidad de insertar los supuestos teóricos de la Educación Científica Intercultural en la formación inicial de los docentes, como una forma de potenciar un currículo de orientación cultural y social en la formación inicial de los docentes de Ciencias Naturales.

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Biografía del autor/a

Elizabeth Detone Faustini Brasil, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, possui mestrado em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduação em Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Católica de Minas Gerais - Cel Fabriciano. Atualmente é professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Gerda Margit Schütz Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior Em Novo Hamburgo, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Siegen/ Alemanha. É professora aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado).

Patricia Silveira da Silva Trazzi, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Possui graduação em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação da UFES na linha de pesquisa Docência e Gestão de processos Educativos com ênfase na formação de professores de Ciências e Linguagem. É coordenadora de área do PIBID Biologia da UFES.

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Publicado

2022-12-05

Cómo citar

BRASIL, Elizabeth Detone Faustini; FOERSTE, Gerda Margit Schütz; TRAZZI, Patricia Silveira da Silva. Educación Científica Intercultural para la justicia social: articulación de los conocimientos tradicionales y académicos en la formación inicial de los profesores de Ciencias Naturales. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022048, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4857. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4857. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Educação em ciências e justiça social: interfaces com a formação docente e as práticas educativas