Competência e educação

equívoco ou necessidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4914

Palavras-chave:

competência, educação escolar, teoria do CHA.

Resumo

O conceito de competência é tema de diversas pesquisas e apresenta divergência de visões entre os educadores quanto à sua aplicação nas escolas. Essa divergência é tema deste artigo, que teve como objetivo principal de compreender os argumentos favoráveis e contrários ao desenvolvimento de competência na educação. Sua relevância está em oferecer subsídios para conhecer, refletir e se posicionar em relação ao tema. Trata-se de uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa e descritiva. Discute-se como a competência pode ser aplicada nas situações-problema cotidianas e em sala de aula e, ainda, a complexidade que o trabalho pedagógico nessa perspectiva implica. Em função dessa complexidade, recomenda-se a implementação de programas de desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

  • Cristiane Bevilaqua Mota, Universidade de Sorocaba - Uniso

    Doutoranda em Educação na linha de Cotidiano Escolar, práticas educativas e formação de Professores pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - PPGE - UNISO. Mestra em Educação na linha Educação Superior pelo PPGE - UNISO. Pós graduada Lato sensu em Didática do Ensino Superior e Graduação em Licenciatura em Computação, ambos pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. 

  • Patrícia Machado Sampaio da Silva, Faculdade de Tecnologia "Dom Amaury Castanho"

    Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba, Professora de Ensino Superior da FATEC Dom Amaury Castanho. 

  • Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba - Uniso

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Pedagogia pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade de Sorocaba (UNISO). Associada ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e ao International Council for Education on Teaching (ICET). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI).

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Publicado

05-08-2022

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

Competência e educação: equívoco ou necessidade?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022017, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4914. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4914. Acesso em: 13 dez. 2025.