Competência e educação

equívoco ou necessidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4914

Palavras-chave:

competência, educação escolar, teoria do CHA.

Resumo

O conceito de competência é tema de diversas pesquisas e apresenta divergência de visões entre os educadores quanto à sua aplicação nas escolas. Essa divergência é tema deste artigo, que teve como objetivo principal de compreender os argumentos favoráveis e contrários ao desenvolvimento de competência na educação. Sua relevância está em oferecer subsídios para conhecer, refletir e se posicionar em relação ao tema. Trata-se de uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa e descritiva. Discute-se como a competência pode ser aplicada nas situações-problema cotidianas e em sala de aula e, ainda, a complexidade que o trabalho pedagógico nessa perspectiva implica. Em função dessa complexidade, recomenda-se a implementação de programas de desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Cristiane Bevilaqua Mota, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutoranda em Educação na linha de Cotidiano Escolar, práticas educativas e formação de Professores pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - PPGE - UNISO. Mestra em Educação na linha Educação Superior pelo PPGE - UNISO. Pós graduada Lato sensu em Didática do Ensino Superior e Graduação em Licenciatura em Computação, ambos pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. 

Patrícia Machado Sampaio da Silva, Faculdade de Tecnologia "Dom Amaury Castanho"

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba, Professora de Ensino Superior da FATEC Dom Amaury Castanho. 

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Pedagogia pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade de Sorocaba (UNISO). Associada ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e ao International Council for Education on Teaching (ICET). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI).

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Publicado

05-08-2022

Como Citar

MOTA, Cristiane Bevilaqua; SILVA, Patrícia Machado Sampaio da; PIMENTA, Maria Alzira de Almeida. Competência e educação: equívoco ou necessidade?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022017, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4914. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4914. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda