Desmistificação do atendimento educacional especializado da escola comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4063

Palavras-chave:

AEE, educação especial, educação inclusiva.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa documental e bibliográfica, com o desígnio de desmistificar o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Para tanto, os objetivos específicos são: contextualizar o Atendimento Educacional Especializado nas políticas públicas; apresentar os equívocos em relação as ações do AEE; e, identificar as atribuições do trabalho docente nas salas de AEE; tais desígnios relevaram a importância da educação inclusiva nos tempos atuais para a sociedade. Um dos serviços que requer atenção no desenvolvimento da educação especial é o Atendimento Educacional Especializado. Portanto, a desmistificação do AEE requer mudanças nas estruturas econômicas sociais, e contribui na promoção da educação inclusiva, mas enquanto isso não se consolidar efetivamente, as possibilidades maiores são as práticas e os estudos pontuais que permitem a ampliação de estratégias e conhecimentos críticos da realidade. O trabalho do professor de AEE, por meio de atuações subjetivas e objetivas, contribui na edificação de meios significativos às transformações sociais.

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Biografia do Autor

Wellyna Gonçalves Jucá, Prefeitura Municipal de Quixadá - Secretaria de Educação

Mestre em Educação e Ensino - MAIE/UECE, licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central.

Cecília Rosa Lacerda, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutorado em Formação de Formadores – PUC/SP.  Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora adjunta do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE.

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

JUCÁ, Wellyna Gonçalves; LACERDA, Cecília Rosa. Desmistificação do atendimento educacional especializado da escola comum. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022025, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4063. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4063. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda