Conversas infinitas

o cinema em processos formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4844

Palavras-chave:

educação, cinema, formação de professores.

Resumo

O texto abre uma conversa entre um pesquisador e uma pesquisadora interessados nas relações entre o cinema e a educação. Examina os entendimentos que perpassam suas pesquisas e seus atos docentes, suas atenções mais atuais quando se trata de acionar um filme em uma prática pedagógica. O ensaio apresenta um cardápio de referências que move os pensamentos do/a pesquisador/a, a respeito, especificamente, do encontro do cinema com a educação. Diferentes ficções políticas são postas em diálogo, abrindo perspectivas e pontos de partida distintos. Trata-se de um texto-conversa, despretensioso, mas interessado em fomentar reflexões sobre o tempo presente, sobre as potencialidades dos filmes em processos formativos. A conversa passa por questões relativas à autoria, à história do cinema, ao afeto, às dimensões éticas e estéticas da formação, ao tempo presente. Ao fim do ensaio, abrem-se breves comentários sobre alguns filmes assistidos pelos autores durante a pandemia, desejando refletir sobre como este contexto interfere em itinerários de leitura.

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Biografia do Autor

Leandro Belinaso , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Alessandra Collaço da Silva , Universidade Federal de Santa Catarina

Sou ​professora e oficineira de cinema há mais de 12 anos. A minha formação atravessa a educação, o cinema, o design gráfico e a pedagogia. Atualmente sou pesquisadora financiada pelo CNPQ, no Doutorado em Educação (UFSC) da linha ECO. 

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

BELINASO , Leandro; SILVA , Alessandra Collaço da. Conversas infinitas: o cinema em processos formativos. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022037, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4844. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4844. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas pedagógicas cotidianas em currículos com o cinema, suas narrativas, imagens e sons: outros modos de ‘aprenderensinar’