O letramento como temática na formação docente

o que dizem os professores alfabetizadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4087

Palavras-chave:

professores alfabetizadores, formação inicial e continuada, letramento.

Resumo

O estudo que aqui se apresenta objetivou verificar o que professores alfabetizadores dizem a respeito da abordagem acerca do letramento em suas formações iniciais e continuadas. Questionário e entrevista foram os instrumentos de geração de dados. Trata-se de pesquisa qualitativa, com uma abordagem etnográfica, desenvolvida ao longo de 2016 e 2017. Participaram da pesquisa 17 professoras do 1º ao 3º ano. A maioria (83% das professoras) teve contato com a temática do letramento na formação inicial, porém, de forma um tanto aligeirada. Uma maior aproximação com o conceito aconteceu na formação continuada, principalmente no PNAIC, e nas trocas que acontecem no ambiente escolar, entre os parceiros de trabalho.

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Biografia do Autor

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Linguística Aplicada à Língua Materna, Mestre em Educação. LETRAFOR: Grupo de pesquisa Letramentos no Trabalho e na Formação Docente.

 

Marcia Nagel Cristofolini, Universidade da Região de Joinville

Doutoranda em Linguística Aplicada - UFSC. Supervisora Escolar do Ensino Fundamental - Garuva - SC. Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. GEPEL: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística. LETRAFOR: Grupo de Pesquisa Letramentos no Trabalho e na Formação Docente.

 

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

KOERNER, Rosana Mara; CRISTOFOLINI, Marcia Nagel. O letramento como temática na formação docente: o que dizem os professores alfabetizadores. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022028, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4087. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4087. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda