Epistemologia Freireana e o ensino de Física

uma proposta didática para o estudo dos fluidos, a partir das contradições envolvidas na construção de uma barragem na bacia hidrográfica do rio “Itaúnas” no norte do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4859

Palavras-chave:

epistemologia freireana, ensino e aprendizagem em física, mecânica dos fluídos.

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de uma pesquisa-intervenção referente ao desenvolvimento de uma proposta didática ancorada nos pressupostos epistemológicos freireano e materializada por meio dos Três Momentos Pedagógicos para conscientização sobre as situações-limite envolvidos na construção de uma barragem. Essa proposta foi desenvolvida com estudantes de uma turma da 1ª série do ensino médio em um centro integrado de educação rural. A análise se deu pela interlocução com os argumentos dos estudantes (gravados em áudio e vídeo) construídos a partir da visita a uma barragem de represamento de água, possibilitando identificar nos discursos indícios sobre a importância da apropriação de princípios da mecânica dos fluidos para o desenvolvimento da criticidade e reflexibilidade de suas próprias experiências. Os resultados indicam que o diálogo e a problematização proporcionaram aos estudantes uma reflexão crítica sobre as questões que relacionavam os conhecimentos de Hidrostática com aspectos ambientais, sociais e culturais.

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Biografia do Autor

  • Natiel da Silva Santos, Centro Estadual Integrado de Educação Rural- CEIER

    Mestre em Ensino de Física através do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES (PPGEnFis) ofertado em associação com o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF); Sociedade Brasileira de Física (SBF) e (Ufes, Vitória); Especialista em Metodologia de Ensino da Física pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV). Licenciado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Ernani Vassoler Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Doutor em Educação (USP - Universidade de São Paulo), Mestrado em Educação Física (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) e Bacharel em Educação Física (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro). 

  • Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Associado da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, membro do Laboratório de Educação em Ciências (LABEC) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. 

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Publicado

05-12-2022

Edição

Seção

Dossiê - Educação em ciências e justiça social: interfaces com a formação docente e as práticas educativas

Como Citar

Epistemologia Freireana e o ensino de Física: uma proposta didática para o estudo dos fluidos, a partir das contradições envolvidas na construção de uma barragem na bacia hidrográfica do rio “Itaúnas” no norte do Espírito Santo . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022050, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4859. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4859. Acesso em: 13 dez. 2025.