Apresentação Dossiê Temático

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora emérita pela FAPERJ, com exercício na UERJ, no ProPEd - Programa de Pós-Graduação em Educação/EDU/Maracanã e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais – FFP/São Gonçalo (RJ). Pesquisadora 1 A/CNPq. Líder do GRPesq ‘Currículos, redes educativas, imagens e sons’. Membro fundador do Laboratório Educação e Imagem/UERJ.

Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Com-Versações com a Filosofia da Diferença em currículos e formação de professores” (PPGE/UFES).

Andreia Teixeira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação da Universidade de Sorocaba (Uniso/PPGE/Capes). Atua como professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Territórios de Aprendizagens autopoiéticas” (CNPq) e do Projeto de ensino, pesquisa e extensão “Narradores da Maré do Centro de Educação da Ufes.

Referências

ALVES, Nilda. Redes educativas 'dentrofora' das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, Lucíola; DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino de educação física, ensino de geografia, ensino de história, escola, família e comunidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 1-49.

ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa (org.). Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 133-152.

ALVES Nilda; ANDRADE, Nivea; CALDAS, Alessandra Nunes. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSEKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo Ferreira (org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docentes: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45.

CALDAS, Alessandra; AGUEDA, Izadora; ALVES, Nilda. Roteiros imprevisíveis na internet de um texto sobre cinema e currículos. Revista Entreideias, Salvador, v. 6, n. 1, p. 113-131, jan./jun. 2017.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014. v.1.

DELBONI, Tânia M. Z. G. F.; RAMOS, Andreia Teixeira. A invisibilidade do professor em tempos de pandemia: que vida grita? Boletim da ANPED, Rio de Janeiro, 6 out. 2020. Disponível em: https://anped.org.br/news/invisibilidade-do-professor-em-tempos-de-pandemia-que-vida-grita-colaboracao-de-texto-por-tania. Acesso em: 20 out. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alli, 2012. p. 47-70.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

ALVES, Nilda; DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera; RAMOS, Andreia Teixeira. Apresentação Dossiê Temático . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022036, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4851. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas pedagógicas cotidianas em currículos com o cinema, suas narrativas, imagens e sons: outros modos de ‘aprenderensinar’