Práticas pedagógicas e redes educativas com educações ambientais e os usos do cinema, fotografias, sons e vídeos nos cotidianos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4845

Palavras-chave:

educação ambiental, práticas pedagógicas, redes educativas.

Resumo

Este texto apresenta experiências e trajetórias de dois projetos, um comunitário e outro acadêmico, vivenciadas com práticas pedagógicas de Educação Ambiental realizadas envolvendo os usos do cinema, vídeos, sons, imagens e narrativas, apresentadas em dois episódios. Participaram das ações de educação ambiental realizadas pelo projeto Narradores da Maré e pelo Coletivo Formate nos cotidianos escolares, e em diferentes redes educativas, professores, professoras e estudantes da Educação Básica, grupos sociais e pescadores. Ambos os projetos apostam em práticas pedagógicas, formativas e comunitárias de educação ambiental, assim como nas dimensões éticas, estéticas e políticas das imagens, cinema, sons e vídeos. Tais práticas inspiram-se nas perspectivas freireanas de educação visando suscitar processos dialógicos de ensino, pesquisa e extensão, baseados nas nossas relações cotidianas com as problemáticas ecológicas locais, neste caso a bacia do rio Formate e os manguezais da Baía de Vitória.

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Biografia do Autor

  • Soler Gonzalez, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor Adjunto do Centro de Educação (Ufes). Professor permanente do Programa de pós-graduação do mestrado profissional em Educação (PPGME/Ufes). Líder do Grupo de Pesquisa Territórios de aprendizagens autopoiéticas ? Cnpq. Coordenador do projeto de ensino, pesquisa e extensão Narradores da maré.

  • Edilene Machado dos Santos , Secretaria de Educação de Vila Velha/ES

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente leciona como professora nas séries iniciais do ensino fundamental, na educação do campo, no município de Cariacica/ES. Mestra em educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da UFES. Integrante do Grupo de Pesquisa - Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas.

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Publicado

01-12-2022

Edição

Seção

Dossiê - Práticas pedagógicas cotidianas em currículos com o cinema, suas narrativas, imagens e sons: outros modos de ‘aprenderensinar’

Como Citar

Práticas pedagógicas e redes educativas com educações ambientais e os usos do cinema, fotografias, sons e vídeos nos cotidianos escolares. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022038, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4845. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4845. Acesso em: 13 dez. 2025.