Conhecimento ancestral e conhecimento científico

necessidade de um diálogo de saberes na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4858

Palavras-chave:

conhecimento ancestral e científico, diálogo de conhecimento, ensino de ciências.

Resumo

Este artigo reúne elementos de um trabalho de pesquisa sobre o conhecimento ancestral identificado na comunidade Páez de Valle del Cauca e problematiza a ausência de diálogo com o conhecimento científico que é ensinado na escola. Para o desenvolvimento deste estudo é assumida uma metodologia qualitativa com abordagem descritiva, projetando instrumentos de coleta de informações, como a entrevista semiestruturada. Além disso, a comparação de duas visões sobre a origem da vida, da comunidade Nasa Paez e da ciência. Os resultados da investigação destacam aspectos significativos da visão de mundo sobre a natureza e o território ao redor de moorland, lagoas e plantas da região e contrastam com as visões que são ensinadas nas aulas de ciências. Identificou-se uma ruptura entre comunidade, conhecimento ancestral e ensino de ciências naturais, de forma que o conhecimento ancestral é apresentado como folclórico deixando-o de lado nos processos educativos. Conclui-se sobre a necessidade de novas abordagens que estabeleçam um diálogo entre saberes e que permitam a comunicação entre o conhecimento ancestral e o conhecimento científico. 

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Biografia do Autor

Yovana Alexandra Grajales Fonseca, Universidad Santiago de Cali

Possui Mestrado em Educação Ênfase em Ciências Naturais.

Edwin German García, Universidad del Valle

Doutor em Didática de Matemática e Ciências Experimentais.

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Publicado

05-12-2022

Como Citar

GRAJALES FONSECA, Y. A. .; GARCÍA, E. G. Conhecimento ancestral e conhecimento científico: necessidade de um diálogo de saberes na escola. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022049, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4858. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4858. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê - Educação em ciências e justiça social: interfaces com a formação docente e as práticas educativas