O ensino de Artes Visuais para estudantes cegos e com baixa visão

metodologias e estratégias de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5065

Palavras-chave:

deficiência visual, artes visuais, metodologia.

Resumo

Este estudo visa a revisar a literatura sobre o ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão, analisando teses, dissertações e artigos que utilizam esse tema. A educação inclusiva se torna cada vez mais presente nas escolas por meio das leis de inclusão e isso se reflete na necessidade de aulas que promovam o desenvolvimento dos estudantes, independentemente de suas deficiências. Dessa forma, buscamos compreender: quais são as produções existentes sobre o tema? O que a academia tem compreendido como metodologia de ensino de Arte na visão da inclusão? Quem são os pesquisadores dessa área? A partir de pesquisas realizadas nos bancos de teses e dissertações, como BDTD/IBICT e Oasisbr/IBICT e na biblioteca eletrônica SciELO, objetivamos compreender as principais características dessas pesquisas no que se refere ao entendimento sobre arte, metodologia e inclusão. O resultado alcançado com esta pesquisa mostrou que, além de haver poucos trabalhos sobre o tema sendo publicados, há uma preocupação maior com o desenho e uma escassez de pesquisas que olhem para as Artes Visuais como um todo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Guilherme Pawlina, Universidade Tuiuti do Paraná

    Mestrando em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná.

  • João Henrique da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

  • Sueli Pereira Donato, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela PUCPR. Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Mestrado e Doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná. 

Downloads

Publicado

03-10-2023

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

O ensino de Artes Visuais para estudantes cegos e com baixa visão: metodologias e estratégias de ensino. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023033, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5065. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5065. Acesso em: 13 dez. 2025.