O ensino de Artes Visuais para estudantes cegos e com baixa visão

metodologias e estratégias de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5065

Palavras-chave:

deficiência visual, artes visuais, metodologia.

Resumo

Este estudo visa a revisar a literatura sobre o ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão, analisando teses, dissertações e artigos que utilizam esse tema. A educação inclusiva se torna cada vez mais presente nas escolas por meio das leis de inclusão e isso se reflete na necessidade de aulas que promovam o desenvolvimento dos estudantes, independentemente de suas deficiências. Dessa forma, buscamos compreender: quais são as produções existentes sobre o tema? O que a academia tem compreendido como metodologia de ensino de Arte na visão da inclusão? Quem são os pesquisadores dessa área? A partir de pesquisas realizadas nos bancos de teses e dissertações, como BDTD/IBICT e Oasisbr/IBICT e na biblioteca eletrônica SciELO, objetivamos compreender as principais características dessas pesquisas no que se refere ao entendimento sobre arte, metodologia e inclusão. O resultado alcançado com esta pesquisa mostrou que, além de haver poucos trabalhos sobre o tema sendo publicados, há uma preocupação maior com o desenho e uma escassez de pesquisas que olhem para as Artes Visuais como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Guilherme Pawlina, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestrando em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná.

João Henrique da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Sueli Pereira Donato, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela PUCPR. Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Mestrado e Doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná. 

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

PAWLINA, Rafael Guilherme; SILVA, João Henrique da; DONATO, Sueli Pereira. O ensino de Artes Visuais para estudantes cegos e com baixa visão: metodologias e estratégias de ensino. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023033, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5065. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5065. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda