O ensino de Artes Visuais para estudantes cegos e com baixa visão
metodologias e estratégias de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5065Palavras-chave:
deficiência visual, artes visuais, metodologia.Resumo
Este estudo visa a revisar a literatura sobre o ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão, analisando teses, dissertações e artigos que utilizam esse tema. A educação inclusiva se torna cada vez mais presente nas escolas por meio das leis de inclusão e isso se reflete na necessidade de aulas que promovam o desenvolvimento dos estudantes, independentemente de suas deficiências. Dessa forma, buscamos compreender: quais são as produções existentes sobre o tema? O que a academia tem compreendido como metodologia de ensino de Arte na visão da inclusão? Quem são os pesquisadores dessa área? A partir de pesquisas realizadas nos bancos de teses e dissertações, como BDTD/IBICT e Oasisbr/IBICT e na biblioteca eletrônica SciELO, objetivamos compreender as principais características dessas pesquisas no que se refere ao entendimento sobre arte, metodologia e inclusão. O resultado alcançado com esta pesquisa mostrou que, além de haver poucos trabalhos sobre o tema sendo publicados, há uma preocupação maior com o desenho e uma escassez de pesquisas que olhem para as Artes Visuais como um todo.
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