Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (EALV)

intersecções com a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5184

Palavras-chave:

educação e aprendizagem ao longo da vida, educação de jovens e adultos, conferência internacional de jovens e adultos.

Resumo

A Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (EALV) e sua relação com a Educação de Jovens e Adultos é o objeto central deste artigo. EALV e EJA se correlacionam por meio de um longo histórico de intersecções conceituais e da garantia do direito à educação, para diferentes faixas etárias da população, durante toda a vida. Por meio de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, embasado em pesquisa documental e bibliográfica, apresentam-se, neste artigo, elementos que vão desde o percurso histórico da EALV nas edições Conferência Internacional de Jovens e Adultos (CONFINTEA) até suas diferentes ocorrências em normativos e documentos nacionais e internacionais. O recorte da EALV no âmbito da EJA é especificamente explorado após este percurso de apresentação e esclarecimento, com o intuito de se alcançar o resultado de um panorama atual entre ambas as conceituações, lançando mão de referenciais teóricos da EJA que exploraram sua relação com EALV nos séculos XX e XXI e representantes e experiências de implementações contemporâneas dessa intersecção como o Marco de Marrakesh, de 2022, e as Diretrizes Nacionais da Educação de Jovens e Adultos, de 2021.

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Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro. 

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de. Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (EALV): intersecções com a Educação de Jovens e Adultos. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023049, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5184. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5184. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda