ESFORÇO E ALTO RENDIMENTO NO ACESSO DE MEDALHISTAS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5391

Palavras-chave:

superdotação, educação superior, alto desempenho acadêmico.

Resumo

O objetivo deste trabalho é explorar os fenômenos de esforço e de alto rendimento acadêmico em medalhistas de olimpíadas científicas. Desde 2019 esses estudantes podem ingressar em universidades do estado de São Paulo, Brasil, sendo considerados critérios de admissão suas premiações em competições do conhecimento. Estas são tomadas por evidências de que os estudantes são capazes de acompanhar a educação superior, uma vez que tanto as olimpíadas como a preparação para elas demandam habilidade acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade, os quais são indicadores de altas habilidades ou superdotação. O método utilizado foi revisão da literatura e entrevistas com roteiro semiestruturado com estudantes e coordenadores dos cursos. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Os principais achados são que não se pode afirmar que o esforço produza o alto rendimento e nem que a falta de esforço o facilite, porque alto rendimento acadêmico e esforço parecem ser fenômenos independentes, mesmo quando ocorrem simultaneamente, pois não foram identificadas relações entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Vazzoler-Mendonça, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Possui bacharelado em Psicologia (Kroton-Anhanguera). Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (PUC-Campinas). Especialista em Gestão da Qualidade (INPG) e em Administração de Empresas (INPG). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP).

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Possui Bacharelado em Matemática. Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Ibilce). Doutorado em Engenharia Elétrica. Docente do Departamento de Ciências de Computação e Estatística (DCCE), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de São José do Rio Preto.

 

Cristina Costa-Lobo, Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto - CEOS.PP

Doutora em Psicologia. Investigadora do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Docente do Instituto Piaget e da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

Downloads

Publicado

24-03-2025

Como Citar

VAZZOLER-MENDONÇA, Adriana; RONDINI, Carina Alexandra; COSTA-LOBO, Cristina. ESFORÇO E ALTO RENDIMENTO NO ACESSO DE MEDALHISTAS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025010, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5391. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5391. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda