AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE BACHARELADO DE UMA IES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

OS DADOS REVELADOS A PARTIR DA TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS – TALP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5415

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, ensino superior, representações sociais.

Resumo

Este estudo, faz parte da Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores (RIDEP). Parte do princípio de que as práticas avaliativas realizadas no Ensino Superior podem ser compreendidas a partir da identificação de representações sociais de alunos, sobre os instrumentos de avaliação utilizados pelos seus professores. De natureza quanti-qualitativa, descritiva, respalda-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e na abordagem estrutural do Núcleo Central de Abric. Busca compreender as Representações Sociais dos estudantes de um curso de bacharelado de uma Instituição de Ensino Superior. Participaram da pesquisa 35 estudantes. A coleta dos dados foi realizada por um questionário e a TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras. Para tratamento das palavras, foi usado o software EVOC. Os resultados mostram que o provável núcleo central das representações sociais dos alunos, sobre os instrumentos de avaliação utilizados no seu curso, pode estar representado pelas palavras Ótimo, Provas e Antiquado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssika Mendes Vieira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui Graduação em Comunicação Social e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Especialista em Docência (IFMG), Pedagogia Universitária (UFTM). Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente no Núcleo de Educação à Distância (NEAD) do curso de Pedagogia na Faculdade Cidade Patos de Minas. 

Vania Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba (Uniube)

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba, graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba. Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente no curso Psicologia e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/Uberlândia). 

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

VIEIRA, Géssika Mendes; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE BACHARELADO DE UMA IES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: OS DADOS REVELADOS A PARTIR DA TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS – TALP. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025013, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5415. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5415. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda