AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE BACHARELADO DE UMA IES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
OS DADOS REVELADOS A PARTIR DA TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS – TALP
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5415Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, ensino superior, representações sociais.Resumo
Este estudo, faz parte da Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores (RIDEP). Parte do princípio de que as práticas avaliativas realizadas no Ensino Superior podem ser compreendidas a partir da identificação de representações sociais de alunos, sobre os instrumentos de avaliação utilizados pelos seus professores. De natureza quanti-qualitativa, descritiva, respalda-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e na abordagem estrutural do Núcleo Central de Abric. Busca compreender as Representações Sociais dos estudantes de um curso de bacharelado de uma Instituição de Ensino Superior. Participaram da pesquisa 35 estudantes. A coleta dos dados foi realizada por um questionário e a TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras. Para tratamento das palavras, foi usado o software EVOC. Os resultados mostram que o provável núcleo central das representações sociais dos alunos, sobre os instrumentos de avaliação utilizados no seu curso, pode estar representado pelas palavras Ótimo, Provas e Antiquado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Quaestio - Revista de Estudos em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .