INCLUSÃO: QUAL O SIGNIFICADO PARA OS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO PÚBLICO?

Authors

  • Luiz Fabiano Seabra Ferreira

Abstract

A inclusão é um tema de ampla discussão nos meios educacionais. Existem diversos conceitos sobre o assunto, além de uma legislação que determina as normas a serem adotadas em relação à inclusão das pessoas que na atualidade se encontram à margem das instituições de ensino público. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo, possibilitando desenvolver uma reflexão sobre os significados de inclusão a partir das experiências vividas pelos professores da rede de ensino público de Caraguatatuba - SP. O método utilizado foi uma pesquisa participante com entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados. No geral, as escolas ainda apresentam uma série de limitações para acolher alunos com diferentes características. No discurso há ênfase nos processos de inclusão, mas na prática os professores ainda encontram muitas dificuldades em facilitar a interação dos alunos portadores de necessidades especiais.

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Published

2011-02-04

How to Cite

FERREIRA, Luiz Fabiano Seabra. INCLUSÃO: QUAL O SIGNIFICADO PARA OS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO PÚBLICO?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/194. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos