Educação superior do professor da primeira infância e luta por reconhecimento
Abstract
O objeto do presente trabalho é a educação superior do professor da primeira infância. Diante do caráter geral e diversificado da formação docente em instituições de educação superior, a educação infantil parece carecer de sólidas bases para garantir suas especificidades. Ademais, a racionalidade instrumental, prevalente na educação superior, tende a inibir a reflexão crítica, conferindo um tom pragmático e domesticado à educação desde a primeira infância. O objetivo é refletir sobre a relevância ou não da educação superior para a formação dos professores desta etapa da educação básica. A pergunta é se, realmente, a educação superior pode contribuir para melhorar a educação infantil no sentido de garantir suas especificidades e assim fomentar o reconhecimento social do docente. Constituir espaço crítico e reflexivo sobre a educação infantil no contexto da educação superior pode estimular a conscientização e emancipação, imprescindíveis para a luta pelo reconhecimento social do professor da primeira infância.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .