Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)

Autores/as

  • Pamela de Bortoli Machado Universidade Estadual de Campinas
  • Fábio Nauras Akhras Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p347-362

Resumen

Este artigo explora as potencialidades do cinema quando proposto por um viés de aprendizagem. De tal forma que utilizamos processos de aprendizagem vinculados a exemplos extraídos do filme, que são capazes de gerar algum tipo de aprendizado. A ideia é que a partir de fragmentos do documentário, aqui no caso ilustrado por Ilha das Flores (1989), possamos visualizar como pode ocorrer um diálogo entre o cinema e os preceitos do que chamamos de Filme-educação, bem como os processos de aprendizagem indicados por Akhras, resultando em uma exemplificação da potencialidade de aprendizagem pelo cinema e possibilidades de discussões para com o filme.

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Biografía del autor/a

Pamela de Bortoli Machado, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Multimeios na Unicamp. Mestre em Multimeios pela mesma Instituição. Pesquisadora acerca de film literacy e como se dá sua aplicação em metodologias.

Fábio Nauras Akhras, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela University of Leeds. Professor do PPGCOM de Multimeios da Unicamp e coordenador do Laboratório de Tecnologias do CTI Renato Archer.

Aplicação de conceitos de aprendizagem pelo cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)

 

Publicado

2017-09-04

Cómo citar

MACHADO, Pamela de Bortoli; NAURAS AKHRAS, Fábio. Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n2p347-362. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2616. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos