O ensino de história local e formação da consciência histórica: possibilidades para educação do campo
Resumen
Este artigo apresenta os eixos teóricos do projeto de pesquisa “História local e formação da consciência histórica nas escolas do campo da região metropolitana de Curitiba-Pr”, a proposta vincula-se ao projeto “Observatório da Educação do Campo - Educação do Campo na Região Metropolitana de Curitiba: Diagnóstico, Diretrizes Curriculares e Reestruturação dos Projetos Político-Pedagógicos”, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. O ensino da história local vem ganhando espaço como componente curricular. O interesse na história local, como conteúdo ou estratégia de ensino cresceu nas últimas décadas, sob a influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), produzidos e divulgados pelo Ministério da Educação, na década de 1990. As orientações para os anos iniciais do Ensino Fundamental destacam a importância dos conteúdos selecionados partirem dos problemas locais, para então, buscar as relações com história regional, nacional e internacional. Contudo, a aplicação da proposta dos PCNs nas escolas localizadas no campo da região metropolitana de Curitiba esbarra na inadequação teórico-metodológica dos materiais didáticos, na formação docente e nas condições objetivas de trabalho. Nessa direção, a investigação tem como objetivo central investigar as relações entre ensino de história local e a formação da consciência histórica nas escolas municipais do campo, localizadas na região metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná (Brasil). Os resultados iniciais do estudo teórico apontam à possibilidade de diálogo entre os estudos acerca do ensino de história local, teoria da consciência histórica e os estudos da educação do campo.
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