A pedagogia de Maria Montessori para a educação na infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p203-220

Resumen

Maria Montessori reconheceu a infância como um período fértil no qual as potencialidades se desenvolvem rapidamente, e ressaltou a livre expressão e um ambiente adequado e motivador como fatores fundamentais para despertar a inteligência das crianças, de modo a prepará-las para a vida adulta. Ao considerar que a criança é um pequeno explorador do mundo ao seu redor, defendeu a liberdade de ação nessa interação, para a qual propôs a educação dos sentidos como elemento importante no trabalho do professor. O tripé atividade-individualidade-liberdade formava a base de seu trabalho e os estímulos externos eram considerados como determinantes para o desenvolvimento infantil. O propósito desse estudo de caráter bibliográfico é apresentar a concepção de Montessori sobre a infância e o trabalho pedagógico com crianças em espaços coletivos. O intuito é contribuir para a formação continuada de professores da infância no sentido de destacar a atualidade da proposta montessoriana no contexto escolar. 

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Biografía del autor/a

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Educação. Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Curso de Especialização: Trabalho Pedagógico na Educação Infantil.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia, Mestre em Fundamentos da Educação, ambos pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de Pós-doutorado na área de Educação, na Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá.  

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A pedagogia de Maria Montessori para a educação na infância. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n1p203-220. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3193. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos