EDUCAÇÃO E NOVOS LETRAMENTOS DIGITAIS: COLABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Autores/as

  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Estadual de Maringá
  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

As redes sociais instauram práticas de leitura e de escrita descentralizadas, um convite à participação, à colaboração e à construção de identidades, dado que evidencia a dinamicidade do uso da linguagem na web. No entanto, em termos educacionais, a linguagem mediada por tecnologia ainda encontra-se alheia à escola, principal agência de letramento. Assim, este artigo discute os novos letramentos digitais, como práticas socioculturais de leitura e de escrita influenciadas por valores, crenças e ideologias. Busca-se na retomada das concepções de letramento e de identidade a construção de proposições referenciais ao ensino de línguas na perspectiva do letramento crítico, com vistas a uma prática de ensino de línguas contextualizada e crítica como pressuposto para a participação social.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Educação – UEM. Doutoranda em Letras – Linguagem e Sociedade pela UNIOESTE.

Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação de Professores pela Universidade de Londres. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Cómo citar

DOMINGOS BALADELI, Ana Paula; FERREIRA, Aparecida de Jesus. EDUCAÇÃO E NOVOS LETRAMENTOS DIGITAIS: COLABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/785. Acesso em: 22 jul. 2024.