A experiência como professor(a) regente nos estágios curriculares obrigatórios
narrativas docentes sobre a recepção dos estagiários de Ciências e Biologia nas Escolas da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p563-583Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Ciências, Biologia.Resumo
A pesquisa busca compreender o significado atribuído à recepção de estagiários e à função de professor regente pelos docentes de Ciências e Biologia dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no tocante à contribuição dessa atividade às suas práticas docentes. O estágio supervisionado, se realizado com comprometimento pelos agentes participantes, pode constituir-se um processo proveitoso tanto para a formação inicial do futuro professor, quanto para as práticas dos professores regentes. Para o desenvolvimento da pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com um professor e duas professoras que relataram suas experiências como regentes responsáveis pelo acompanhamento dos estágios nas Escolas de Educação Básica de Cruz das Almas-BA. Ao final, percebe-se que os professores regentes identificam aspectos a serem melhorados no contexto do estágio supervisionado, mas reconhecem que o estágio tem proporcionado proveitosas trocas de experiências que os ajudam na revitalização de suas práticas docentes.
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