História intelectual e história da educação: questões teórico-metodológicas de pesquisa
Resumo
O texto discute os referenciais teórico-metodológicos da História Intelectual com o objetivo de contribuir para a problematização da educação como objeto histórico. O caminho analítico investiu no conceito de trajetória como a possibilidade de acompanhar os deslocamentos que se desdobram nos espaços e tempos sociais, presente nas obras de Pierre Bourdieu e de J. Sirinelli; a análise da polissemia e polimorfia do termo intelectual destacando seu caráter sociocultural e político de criador e mediador de cultura problematizada na obra de J. Sirinelli; e, por fim, os conceitos de geração, de laço de geração e de unidade geracional como um conjunto de sensibilidades e afinidades comuns capazes de criar sentimentos de pertença e partilha cunhados por Karl Mannheim. Buscou-se realçar as especificidades da pesquisa em História Intelectual, sobretudo, se analisada comparativamente a modalidades mais tradicionais da pesquisa em História e em História da Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .