TORPEDO: DISCURSOS SOBRE A LESBIANIDADE EM UM VÍDEO EDUCATIVO
Resumo
Este artigo objetiva realizar uma análise a respeito de como a lesbianidade é produzida em um audiovisual que compõe parte do material educativo kit anti-homofobia, proposto como ferramenta suscitadora de um debate contra práticas homofóbicas. Toma-se como corpus de análise o vídeo: Torpedo, que apresenta perspectivas da lesbianidade por meio da história de um início de namoro entre duas garotas que estudam na mesma escola. Faz-se como opção metodológica trabalhar com alguns conceitos da arqueogenealogia foucaultiana. A conclusão é de que o vídeo, embora disponha de estratégias discursivas que possibilitam discutir alguns aspectos da homossexualidade feminina, silencia outras diferentes possibilidades de performances lésbicas. Assim, esses silenciamentos necessitam ser desmantelados no sentido de possibilitar a desconstrução de olhares aprisionados nas dicotomias de gênero, sexo e sexualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PAMPLONA, Renata Silva; DINIS, Nilson Fernandes. TORPEDO: DISCURSOS SOBRE A LESBIANIDADE EM UM VÍDEO EDUCATIVO. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 39, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1602. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.