DIANA E OS ORIXÁS: IMAGENS DA QUESTÃO RACIAL EM ESCOLAS
Resumo
O presente artigo pretende contribuir para o debate da questão racial em escolas tendo duas imagens como fundamentos para narrativas sobre o tema. Neste sentido, o texto discute religiosidade e a questão racial, confrontando conceitos como multiculturalidade e interculturalidade, diversidade e diferença a partir de autores como H. Bhabha e N. Canclini. Através da narrativas de situações ocorridas no cotidiano escolar envolvendo imagens associadas ao universo afro-brasileiro – uma estatueta de Iemanjá e um desenho da Princesa Isabel – discutiremos sobre como as imagens possibilitam tecer as redes de conhecimento e significações pelas quais docentes e discentes aprendemensinam, formando um currículo de imagens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ARANTES, Erika; ANDRADE, Nivea. DIANA E OS ORIXÁS: IMAGENS DA QUESTÃO RACIAL EM ESCOLAS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 39, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1712. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.