Clusters no Brasil: A educação profissional por meio de cursos superiores de trecnologia

Autores

  • Flávio Henrique dos Santos Foguel
  • Miguel Arantes Noronha Filho

Resumo

Este estudo discute o papel dos cursos superiores de tecnologia no sistema de cluster, refletindo sobre a importância da formação de tecnólogos (graduação tecnológica) para o desenvolvimento desses aglomerados empresariais. O estudo aborda os conceitos de cluster e de educação tecnológica, com uma pesquisa bibliográfica sobre experiências de clusters brasileiros. Nas últimas duas décadas, o conceito de cluster (aglomeração geográfica de empresas interconectadas de segmentos específicos e/ou correlatos) vem ganhando crescente interesse por parte de empresas, governos e estudiosos em virtude do êxito obtido por várias dessas aglomerações, localizadas em diversas regiões do globo e também no Brasil, em aspectos como competitividade, longevidade, geração de empregos e capacidade de inovação. O estudo aborda os esforços do governo brasileiro na definição de suas prioridades a competitividade exportadora e a substituição de importações, através do plano plurianual (2004-2007), e proporciona uma reflexão sobre como é fundamental melhorar os níveis de educação e capacitação, desenvolver tecnologia, aperfeiçoar as instituições e possibilitar o acesso aos mercados de capitais, demostrando de forma objetiva a importância da formação de tecnólogos (graduação tecnológica) para o sucesso de cluster.

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Publicado

05-04-2016

Como Citar

FOGUEL, Flávio Henrique dos Santos; NORONHA FILHO, Miguel Arantes. Clusters no Brasil: A educação profissional por meio de cursos superiores de trecnologia. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 32, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2489. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos