A transferência de conhecimentos entre empresas transnacionais e fornecedores locais : a experiência brasileira
Resumo
Este estudo baseia-se no pressuposto de que as práticas organizacionais de transferência de conhecimentos técnicos e gerenciais de subsidiárias de empresas transnacionais para os seus fornecedores locais contribuem para inseri-los nas cadeias produtivas das empresas transnacionais. Foram avaliadas a forma e a intensidade com que subsidiárias brasileiras de empresas transnacionais estão realizando tais práticas, em decorrência do relacionamento contratual entre as partes. Partiu-se de uma amostra intencional de 30 subsidiárias, oriundas de diversos países, sediadas, em sua imensa maioria, num eixo que vai da cidade de São Paulo até uma região com centro no município de Sorocaba, no interior do Estado, pertencendo aos mais diversificados setores (autopeças, farmacêutico, mineração, instrumentos, máquinas, cerâmica e alimentos).Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















