O provão em exame
Resumo
O Provão é exame de âmbito nacional realizado anualmente com os formandos do Ensino Superior. Consiste de 40 questões de múltipla escolha e umas poucas discursivas. O MEC apresenta o Provão como instrumento que avalia a qualidade de ensino das instituições. O autor propõe demonstrar que a retórica do MEC é falsa. As provas aplicadas têm função classificatória e não se prestam à realização de diagnóstico. Na prova classificatória, as questões devem ser preparadas para induzir ao erro. O sistema também compara as médias das instituições sem levar em conta a representatividade e nível de seletividade delas. Há escolas com menção A, graduando apenas 12, 8, 6 e até 3 alunos num processo altamente seletivo e o sistema premia escolas de baixa produtividade. O autor aponta diversas distorções causadas pelo Provão.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















