A reconstrução da racionalidade tecnocientífica na perspectiva habermasiana
Resumo
O artigo discute alguns desdobramentos que os conceitos de técnica e de ciência assumem no projeto habermasiano da racionalidade. O argumento de Habermas parte da questão de como delinear uma participação segura ao homem no processo de dominação da natureza. Nesse sentido, o âmbito de formação da racionalidade tecnocientífica necessita de uma injeção de novos pressupostos argumentativos, a fim de superar o caráter meramente ideológico. Tal condição só é possível mediante o reconhecimento da validade dos atos de fala diretamente vinculados à teoria da ação comunicativa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















