Las relaciones familia-escuela: dos contextos en torno a um mismo niño
Resumo
A família e a escola são dois principais contextos de socialização, uma vez que nelas a maior parte das crianças crescem e se desenvolvem. Por isso, tais instâncias têm chamado a atenção de diferentes profissionais preocupados com a educação e o desenvolvimento psicológico da criança. Dada a importância do que ocorre nesses dois contextos, muitos estudos, com diferentes enfoques e abordagens teóricas diversas, têm tentado mostrar como a trama das relações sociais que ocorrem em tais cenários pode facilitar, em maior ou menor escala, os processos de aprendizagem e desenvolvimento durante a infância. Contudo, a maioria dos estudos aborda de modo separado ou independente as influências dos sistemas familiar e escolar sobre o desenvolvimento das crianças. Este artigo procura mostrar que esta análise não é adequada, havendo a necessidade do enfoque conjunto dos dois contextos, assinalando que os dois ambientes educativos distintos e, em alguns casos, distantes, ineratuam com o mesmo fim no projeto educativo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















