A cobertura dos protestos de 2013 e o seu reflexo na política de mobilidade urbana da cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2019v45n1p87-106

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de gerar conhecimento científico sobre a qualidade das informações ofertadas pelos dois maiores veículos da cidade de São Paulo, Folha de S.Paulo e o Estado de S. Paulo em junho de 2013, quando o Brasil foi surpreendido por um grande número de manifestações de rua, totalizando 234 matérias no período de 7 a 21 de junho de 2013, ápice dos protestos. O estudo investigou, por meio da análise de conteúdo e revisão bibliográfica, de que forma a macromídia ou mídia convencional cobriu os protestos; além de apresentar como os dois principais jornais brasileiros online abordaram o tema e os atores envolvidos. Diante dos resultados, o estudo forneceu indicações de que apesar do cenário conflituoso, São Paulo soube aproveitar a oportunidade, pois a partir dele, o município criou um conselho para a área de transporte e trânsito na conjuntura dos Protestos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Keiko Poloni, UFABC

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), campus São Bernardo do Campos. Especialista em Direito Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Advogada na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP)

Maria Teresa Miceli Kerbauy, UNESP

Doutora e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutora em Ciência Política pelo Instituto de Iberoamérica (Espanha). Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara Docente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. Docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, em Bauru.

Downloads

Publicado

06-08-2019

Como Citar

SILVA, Deborah Ramos; POLONI, Paula Keiko; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. A cobertura dos protestos de 2013 e o seu reflexo na política de mobilidade urbana da cidade de São Paulo. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 45, n. 1, 2019. DOI: 10.22484/2177-5788.2019v45n1p87-106. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3548. Acesso em: 28 mar. 2024.