Marcas como mediadoras de causas

uma proposta metodológica para a pesquisa em comunicação com o público jovem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n1p87-106

Palavras-chave:

Publicidade de causa, Marca, Semiótica, Proposta metodológica, Público jovem.

Resumo

O cenário de desconfiança nas instituições tradicionais como caminho para a satisfação de demandas sociais e a incursão de marcas e do público jovem em causas levaram à proposição deste artigo, em que a interação entre instituição e sujeito é realizada por meio da publicidade de causa.  Para tanto foi realizada uma retomada da literatura sobre marketing e publicidade relacionadas a causas, assim como do consumo juvenil nesse contexto, articulando-se à proposta de semiose peirciana e da etnografia contemporânea como um caminho inicial para a pesquisa do potencial de significação, constituindo uma abordagem antropossemiótica. Como proposições decorrentes do percurso teórico engendrando, destacam-se a utilização da netnografia e a avaliação das dimensões da estética, ética e lógica da comercialização e dos negócios marcários, como metodologias rentáveis no contexto da publicidade de causas.

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Publicado

20-07-2020

Como Citar

TEIXEIRA FILHO, Clóvis; PEREZ, Clotilde. Marcas como mediadoras de causas: uma proposta metodológica para a pesquisa em comunicação com o público jovem. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 46, n. 1, p. 87–106, 2020. DOI: 10.22484/2177-5788.2020v46n1p87-106. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3958. Acesso em: 5 nov. 2024.