Comunicação visual no filme Trois Couleurs

Bleu, de Kieslowski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n2p347-363

Palavras-chave:

Comunicação visual, Semiótica, Intertextualidade, Teoria da cor

Resumo

O objetivo do presente artigo é refletir sobre a comunicação por meio dos elementos visuais e seus significados no filme Trois Couleurs: Bleu (1993), do diretor e roteirista polonês Krzysztof Kieslowski e sobre o resultado imagético desta interface cinema e comunicação visual. A metodologia consiste em isolar imagens e analisar o significado de elementos visuais presentes na composição das mesmas, sob três perspectivas: a da semiótica peirceana, a da teoria da cor e a do conceito de intertextualidade resultante do dialogismo e da polifonia. O artigo é relevante por apresentar estratégias de análise fílmica.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

ROBLE, Raquel de Araujo; ARAUJO, Denize. Comunicação visual no filme Trois Couleurs: Bleu, de Kieslowski. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 46, n. 2, p. 347–363, 2020. DOI: 10.22484/2177-5788.2020v46n2p347-363. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4079. Acesso em: 12 dez. 2024.