A influência da hashtag nas interações das redes sociais da internet

uma análise feita no twitter a partir das transmissões ao vivo de futebol pela televisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n2p279-305

Palavras-chave:

Televisão ao vivo, Hashtag, Teoria do ator-rede

Resumo

O uso da rede social Twitter, em segunda tela, permite a milhares de torcedores se manifestarem durante as transmissões ao vivo de futebol pela televisão. Dentro desse fenômeno, observado a partir do conceito de sociedade do espetáculo, de Guy Debord, o presente artigo investigou a influência do uso das hashtags. Foi feita uma análise de rede social em seis jogos de futebol. Percebemos que a hashtag, mais do que um mero indexador de assuntos, pode se colocar como um actante – dentro da conceituação formulada pela Teoria do Ator-rede, de Bruno Latour – tendo um papel determinante na interação produzida. A percepção desse papel da hashtag vai contribuir para o entendimento do agir dentro das redes sociais da internet.

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Biografia do Autor

Cláudio Novaes Pinto Coelho, Faculdade Cásper Líbero

Cláudio Novaes Pinto Coelho – Faculdade Cásper Libero | São Paulo | SP | Brasil |  | 

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

LEITE, Dario; COELHO, Cláudio Novaes Pinto. A influência da hashtag nas interações das redes sociais da internet: uma análise feita no twitter a partir das transmissões ao vivo de futebol pela televisão. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 46, n. 2, p. 279–305, 2020. DOI: 10.22484/2177-5788.2020v46n2p279-305. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4092. Acesso em: 28 mar. 2024.

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