Avaliação do aproveitamento

alguns conceitos para a prática em sala de aula

Autores

  • Wlademir dos Santos Universidade de Sorocaba

Resumo

A grande maioria dos professores não está satisfeita com a avaliação do aproveitamento que realiza de seus alunos. Está preocupada em proceder com Justiça, realizar um bom trabalho, mas falta-lhes o domínio de alguns fundamentos para isso. O texto cuida de dar um breve resumo de alguns conceitos sobre o assunto. Coloca a mensuração e avaliação como gêneros, dos quais a mensuração e avaliação do aproveitamento do aluno são espécies, e mostra como uma boa avaliação assenta-se sobre uma boa mensuração. Chama a atenção para o fato de que, na escola, os professores trabalham com instrumentos quase sempre sem validade, sem fidedignidade e, além disso, utilizam uma escala intervalar não proporcional, o que impede a realização de cálculos aritméticos. Distingue uma “mensuração com referência à norma”, adequada para fins classificatórios, de uma “mensuração com referência ao critério” que se presta a fins diagnósticos. O professor preocupado com que todos os seus alunos aprendam tudo deve realizar este tipo de mensuração e, depois, passar à avaliação que vai indicar se o curso deve ser ratificado ou retificado. 

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Publicado

23-02-2021

Como Citar

SANTOS, Wlademir dos. Avaliação do aproveitamento: alguns conceitos para a prática em sala de aula. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 9–22, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4309. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos