A "Organização Sorocabana de Ensino" e a matricula por disciplina no ensino de 2º grau

Autores

  • Nilson Rubens de Moraes PUC - SP

Resumo

Durante o periodo de 1972-1976, o autor teve a oportunidade de acompanhar na qualidade de Delegado de Ensino e Supervisor Pedagógico, o projeto de implantação do regime de matrícula por disciplina do Instituto de Educação da Organização Sorocabana de Ensino,de Sorocaba, escola pioneira no Estado de São Paulo, na adoção da matrícula por disciplina no ensino de 2º grau. Como um estudo de tipo "ex-pos-facto” 2, este trabalho pretende investigar a inovação pedagógica e fornecer informações e subsídios, capazes de aperfeiçoar a tomada de decisões para o replanejamento da implantação. A indagação básica a ser respondida é a de saber se o grau de implantação da inovação pedagógica & satisfatório, entendendo-se satisfatório no sentido de congruente e produtivo. Forneceram informações solicitadas, 184 alunos, 52 professores, 5 Chefes de Departamento e 1 Diretor Técnico, num total de 242 informantes. Como instrumentos foram utilizados: a) observação, b) análise de documentação e c) opinionários e entrevistas. Pela avaliação “in processu”, verificou--se que a execução esta se processando conforme o planejado e que está havendo produtividade na aplicação do programa. 

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Publicado

19-03-2021

Como Citar

MORAES, Nilson Rubens de. A "Organização Sorocabana de Ensino" e a matricula por disciplina no ensino de 2º grau. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 6, n. 7, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4493. Acesso em: 20 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos