CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Rogério Fernando Pires
  • Sandra Maria Pinto Magina

Resumo

O presente trabalho investigou as reais possibilidades de se introduzir o conceito de função afim no 7º ano do Ensino Fundamental, por meio da resolução de problemas, tendo como suporte teórico os princípios da modelagem matemática de acordo com Bassanezi (2006) e a ideia de modelação matemática defendida por Biembengut e Hein (2007). O estudo foi realizado com 53 estudantes de uma escola pública localizada no interior do estado de São Paulo, distribuídos em dois grupos: Grupo Experimental – GE – (29 alunos que passaram por uma intervenção de ensino construída no paradigma da modelação matemática) e Grupo Controle – GC – (24 alunos que não receberam instruções sobre o conteúdo). Os resultados indicaram que o desempenho do GE foi estatisticamente superior ao GC, mostrando ser perfeitamente possível a introdução da função afim nesse ano escolar, por meio da resolução de problemas, seguindo os princípios da modelagem matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

15-12-2010

Como Citar

CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/486. Acesso em: 15 dez. 2025.