CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho investigou as reais possibilidades de se introduzir o conceito de função afim no 7º ano do Ensino Fundamental, por meio da resolução de problemas, tendo como suporte teórico os princípios da modelagem matemática de acordo com Bassanezi (2006) e a ideia de modelação matemática defendida por Biembengut e Hein (2007). O estudo foi realizado com 53 estudantes de uma escola pública localizada no interior do estado de São Paulo, distribuídos em dois grupos: Grupo Experimental – GE – (29 alunos que passaram por uma intervenção de ensino construída no paradigma da modelação matemática) e Grupo Controle – GC – (24 alunos que não receberam instruções sobre o conteúdo). Os resultados indicaram que o desempenho do GE foi estatisticamente superior ao GC, mostrando ser perfeitamente possível a introdução da função afim nesse ano escolar, por meio da resolução de problemas, seguindo os princípios da modelagem matemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-15
Como Citar
PIRES, R. F.; MAGINA, S. M. P. CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA. Revista de Estudos Universitários - REU, [S. l.], v. 36, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/486. Acesso em: 17 ago. 2022.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
É permitido posterior publicação parcial ou total dos textos aqui publicados, desde que a fonte seja citada.