DESAFIOS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM DIFERENTES CONTEXTOS AMAZÔNICOS
Resumo
Este artigo objetiva discutir alguns dos desafios para a implementação da Promoção da Saúde em diferentes contextos da Amazônia brasileira. Baseou-se em pesquisas realizadas em três localidades no estado do Amazonas: a primeira é uma terra indígena; a segunda compreende comunidades ribeirinhas de duas unidades de conservação de uso sustentável; e a terceira é uma área urbana, na capital do estado. Dentre os principais desafios, destacaram-se: as grandes dimensões geográficas; a ineficiência ou ausência de serviços básicos de saneamento; presença de componentes míticos na interpretação do processo saúde-doença e na relação saúde-ambiente; situações de assistencialismo e falta de mobilização social; e o despreparo das equipes de saúde, principalmente para o desenvolvimento da educação em saúde. Concluiu-se sobre a relevância de ações intersetoriais e compartilhadas de Promoção da Saúde, planejadas em concordância com os inúmeros e peculiares quadros de referências ambientais e socioculturais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















